Seguidores

setembro 11, 2012

.bienal ou bianual?

Um colega que estava a verificar uma ata de um conselho de turma chamou-me para me perguntar se a designação “disciplina bienal” estava adequada. Respondi sem hesitar que não, uma vez que “bienal” significava de dois em dois anos. Logo, tinha de se escrever “disciplina bianual”. Argumentou o secretário que, nos documentos oficiais, era assim que estava escrito. Pedi algum tempo para investigar a “fraturante” questão.
Depois de vários dicionários de papel para aqui, Ciberdúvidas para ali, dicionários online para acolá, FLIP para quem o apanhar, partilho as conclusões. Devo dizer-vos, como ponto prévio, que o secretário não teve de refazer a ata, o que significa que, afinal, as minhas certezas estavam a precisar de obras…
 A. Bienal
No seu sentido original, a palavra equivalia a “que ocorre de dois em anos”. No entanto, no seu uso generalizado, significa também “que dura dois anos consecutivos; bianual”.
MAS: Quando nos referimos a uma exposição ou evento, o sentido é que se realiza "de dois em dois anos". Exemplo: A “16ª Bienal de Cerveira”.
 B. Bianual
Segundo os dicionários, os seus sentidos são: “1. que ocorre duas vezes por ano / 2. que dura dois anos; bienal”
MAS: Bianual em botânica quer dizer “planta que dura dois anos, completando o seu ciclo evolutivo neste período”.

CONCLUSÃO PRINCIPAL: Os dois termos são equivalentes, pelo que podemos escolher um ou outro. Os contratos e as disciplinas são livres de serem bienais ou bianuais. Ainda bem para eles!

Abraço do AP.

Sem comentários:

Enviar um comentário