Seguidores

novembro 06, 2012

.gratuito ou gratuíto?

Fonte da imagem: AQUI.
 
Uma incursão por sítios e blogues dedicados à língua portuguesa mostra que esta é uma dúvida recorrente. Compreende-se que assim seja, pois é comum ouvirmos a palavra pronunciada de ambas as formas: “gratuito” e “gratuíto”.

Pronúncia
Embora as fontes (como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa) registem apenas a pronúncia “gratuito” (três sílabas: gra-tui-to), o facto de haver um número significativo de falantes a dizer “gratuíto” (quatro sílabas: gra-tu-í-to) contribui para que consideremos, no uso efetivo da língua, duas formas de pronunciar a palavra. Erro de pronúncia? A oralidade é tão diversificada, tão marcada pelos espaços sociogeográficos, que o mais prudente é falar em diferenças na realização oral da língua. A este propósito, aconselho vivamente uma visita ao blogue http://linguaslinguagemlinguistica.blogspot.com (leia AQUI).

Escrita
Quando falamos da escrita, o caso muda de figura. As regras estabelecidas no texto do Acordo Ortográfico, os dicionários e os vocabulários do Portal da Língua Portuguesa (VOP) e da Academia Brasileira de Letras (VOLP) são a norma e permitem-nos estabelecer, com alguma segurança, as fronteiras entre o correto e o incorreto.
No caso de hoje, a consulta das fontes não deixa margens para dúvidas: devemos escrever gratuito.

CONCLUSÃO:
Portugal (norma luso-afro-asiática) e Brasil (norma brasileira)
gratuito
Nota: A abertura que podemos ter em relação às diferentes pronúncias (“gratuito” ou “gratuíto”) não se aplica à escrita, que tem de ser validada por fontes fidedignas.

Abraço.
AP
P.s.:
Nova mensagem no http://acordo-ortografico.blogspot.com: sequóia gigante ou sequoia-gigante?


3 comentários:

  1. Olá boa tarde, gostaria de saber a verdadeira forma de escrever a seguinte palavra na forma interrogativa: duvídas? (com acento) ou duvidas (sem acento)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde!
      A palavra que refere é a 2ª pessoa do presente do verbo duvidar. É uma palavra paroxítona (grave) e escreve-se sem acento: "duvidas". Só levam acento as palavras paroxítonas terminadas em l, n, r, x e ps(e respetivos plurais).
      Já o nome "dúvidas" (plural de dúvida), sendo uma palavra proparoxítona (esdrúxula), tem de ter acento.
      Ao dispor.
      AP

      Eliminar
  2. Olá.

    Sempre tirando nossas dúvidas.
    Post divulgado no Portal Teia
    Até mais

    ResponderEliminar