Seguidores

fevereiro 07, 2013

.controle ou controlo?

Fonte da imagem: AQUI. 

Em 1997, um consulente apresentou esta pergunta ao Ciberdúvidas:
Qual a forma correcta, controlo ou controle? Ou serão as duas aceitáveis?
Transcrevo parte da resposta:
Controlo, s. m., conforme a feição portuguesa que lhe deu o uso. Galicismo do fr. contrôle - há muito assim dicionarizado, na linha do que ensina Rodrigues Lapa na sua "Estilística da Língua Portuguesa" (ed. Seara Nova), a propósito dos neologismos.(…)”

Embora também costume escrever controlo, tanto os dicionários online como os de papel registam as duas formas. Ou seja, em Portugalpodemos escrever controlo ou controle.
Quanto à pronúncia, o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa indica que nos dois casos o o se pronuncia fechado (ô). Já o Grande Dicionário da Porto Editora considera que controlo é com o fechado e controle pode ser com o fechado ou aberto. Esta última perspetiva aproxima-se mais do uso.
Temos muitos outros de casos de palavras também provindas do francês com duas grafias: equipe/equipa, camionete/camioneta, avionete/avioneta, omelete/omeleta, trotinete/trotineta, etc.
No Brasil, em geral, há uma tendência para optar pelas formas mais próximas do francês. A confirmá-lo, a Academia Brasileira de Letras e os dicionários brasileiros que consultei registam apenas controle. A pronúncia é com o fechado. Já o controle forma verbal é com o aberto.

Abraço.
AP
P.s. Se quiser fugir ao galicismo, pode recorrer a outas palavras que darão conta do recado a contento: revisão, verificação, fiscalização, conferência, inspeção, etc.

3 comentários:

  1. Esse é um dos mais hediondos e daninhos galicismos porque veio impontar séries de palavrinhas e locuções portuguesas.
    Para uma amostra, ver o blogue Linguagista, 24 de Maio de 2012, comenários a «PPP's».
    - Montexto

    ResponderEliminar
  2. No Brasil, dizemos controle com o "o" fechado se for um substântivo, e aberto se estiver na forma verbal. Manter o controle (ô) é essencial para não perdermos nosso equilíbrio. Controle (ó) suas emoções.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Ajudou muito. Vou reformular a mensagem com a sua informação.
      Abraço.
      AP

      Eliminar