Seguidores

julho 13, 2013

.Qual a origem da palavra TOMATE?

Na minha horta, os tomates (lindos!) começam a amadurecer...
 
O termo vem do nauatle (o idioma dos astecas) tomatl (“a fruta que incha”). Em 1532 é adaptado para o castelhano (tomate), entrando posteriormente no português. Segundo o Houaiss, o termo remonta a 1721.
José Pedro Machado, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, volume V, apresenta um extrato da obra História da América Portuguesa I, século XVIII: “Das hortaliças da Europa há no Brasil alfaces… nabos… cenouras… tomates… e beldroegas…
 Nota: Na região centro de Portugal (Beiras), usa-se o regionalismo tomata (género feminino).
 
Sobre a interessante história sobre a história deste fruto:
O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis.
Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo. (…)
A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.
Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado no México.
Outros estudiosos acreditam que o tomate seja originário da região do atual México, não apenas pelo nome pertencer tipicamente à maioria das línguas locais (náuatles), mas porque as cerâmicas incas não registraram o uso do tomate nos utensílios domésticos, como era costume. Os primeiros contestam tal objeção, pelo fato de que muitas outras frutas e alimentos dos incas também não foram representados nas cerâmicas.
In http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate (acedido em 13/07/2013)
 
Abraço e boas saladas!
António Pereira


Sem comentários:

Enviar um comentário