Seguidores

agosto 20, 2013

.caju ou cajú?


Imagem encontrada AQUI.

O assunto de hoje tem a ver com uma dúvida enviada por um leitor do blogue. As regras da acentuação das palavras oxítonas (agudas) terminadas em u já aqui foram tratadas e, neste caso, o Novo Acordo nada alterou.

1. É frequente vermos as grafias “menú”, “perú”, “cangurú”, “cajú”, “nú”, “urubú”, etc. Estão corretas?
2. Consultando a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (1984), podemos ler na primeira regra de acentuação: “Assinalam-se com acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a aberto, e e o semi-abertos, e com acento circunflexo os que acabam em e e o semifechados, seguidos ou não de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós, dendê, lês, trisavô; etc.
3. O caso das oxítonas terminadas em i e u é diferente, dado que, em geral, não são acentuadas. Passemos aos casos das palavras em que há acento.
a) Nas terminadas em i, seguido ou não de s: há acento quando o i é antecedido de u ou a com que não forma ditongo (cai, mas caí; pai, mas país; fui, mas Luís);
b) Nas terminadas em u, seguido ou não de s: só há acento quando o u é antecedido de a com que não forma ditongo (baú/s).
CONCLUSÃO: já era e continua a ser caju!
Dica:
São raros os casos em que há acento em palavras terminadas em u (para além de baú, só encontrei Anhagabaú, topónimo da região de S. Paulo, e Esaú, personagem bíblica).
Assim sendo, em caso de dúvida…            
                                          Não acentue o u final das palavras oxítonas, seguido ou não de s!
Abraço!
AP

1 comentário:

  1. O Português sempre nos deixa com dúvida, só consultado um bom dicionário é possível ter certeza.
    Aposentadorias

    ResponderEliminar