Seguidores

agosto 24, 2013

.De onde vem a palavra PRESUNTO?

Imagem encontrada AQUI.
 
O delicioso presunto vem do latim presunctu-, derivado de sunctu-, reforçado pela preposição per-. Sunctus era o particípio passado do verbo siccare (“secar”).
José Pedro Machado (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa) refere que a ideia contida na palavra presunto é “inteiramente sugado, inteiramente enxuto, inteiramente dessecado ao lume, o que convém com o sentido”.
O sítio http://origemdapalavra.com.br dá uma achega para o sentido lato da palavra: “Desta forma, se vê que este nome se deve ao modo de preparação; ele não é relacionado com o tipo de carne usada. Muitos acreditam que, se não é com carne de porco, não é presunto. Na verdade, qualquer carne preparada com este método pode ser chamada de presunto.
Boas tapas para todos: de presunto, queijo e o mais que a imaginação ditar!
Abraço.
António


1 comentário:

  1. Olá Antonio.Tudo bem?Bom primeiramente me desculpe pela minha ausência lá no diHITT e 2º te convido para conhecer o novo agregador.É um agregador diferente, ele é pra vc e pra quem desenha,pinta ou escreve poesias ,artigos, fala sobre moda, beleza família entre outras coisa,enfim seu blog ou site será bem vindo!"http://www.pigro.com.br/" Pigro,agregador de blogs e links
    Aguardo vc!Grande beijo fique com Deus!

    ResponderEliminar