Seguidores

fevereiro 27, 2014

Como escrever: ovni OU óvni?


Devemos escrever óvni, palavra que tem origem no acrónimo* OVNI (objeto voador não identificado, tradução do inglês ufo: unidentified flying object).
O acento é obrigatório, como acontece com todas as palavras paroxítonas (graves) terminadas em i, seguidas ou não de s: lóbi, penálti, lápis, etc.
Contrariamente a todas as outras fontes consultadas, o Portal da Língua Portuguesa também admite a grafia ovni. Nem o supertolerante Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, admite tal possibilidade…

CONCLUSÃO:
Tanto em Portugal como no Brasil: óvni.

*Segundo o Ciberdúvidas, um acrónimo é uma “palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, respeitando, na generalidade, a estrutura silábica da língua.

Abraço.
AP
Imagem encontrada AQUI.

2 comentários:

  1. (Caro António Pereira, as palavras graves só precisam de acento em certos casos, como sabe. «Castelo» não tem acento, e é grave; portanto, aquela definição lá em cima devia ser aperfeiçoada, como reconhecerá. Foi decerto lapso. Não precia de publicar o comentário. Abraço. Montexto.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Problemas do copiar-colar...
      Obrigado pela oportuna chamada de atenção.
      Abraço.

      Eliminar