Seguidores

julho 15, 2014

.Léxico: fermento da imaginação?


Numa época cada vez mais ciber, escrever bem continua a ser um trunfo insubstituível para ter sucesso na vida social e profissional.
Mas o que é escrever bem?
Aplicar regras de ortografia e acentuação? Sem dúvida!
Dominar segredos da morfologia e da sintaxe? Também!
Ser competente nos usos dos sinais de pontuação? Certamente!
No entanto, há um domínio essencial, muitas vezes esquecido: conhecer palavras (quantas mais melhor) e saber utilizá-las com mestria como material de construção do discurso, tanto na oralidade como na escrita.
As palavras despertam em nós emoções, evocam recordações, alimentam sonhos… Se para Confúcio, uma imagem valia mais que mil palavras, estou convencido de que, no nosso mundo saturado de estímulos visuais, a palavra é, cada vez mais, o fermento da imaginação!
Trago hoje à vossa apreciação um recurso disponível online que poderá ser precioso na aquisição de novas palavras. Entre em http://sinonimos-online.com e terá à sua disposição um dicionário de sinónimos, ajuda preciosa para os utentes da língua portuguesa em geral e particularmente interessante para professores e estudantes.
Com o link http://www.sinonimos-online.com/jogos-de-palavras/hangman.html, tenha acesso a um jogo interativo: o “seu treinador de sinónimos”. É só jogar, divertir-se e… aprender!

Abraço a todos.
AP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário