Seguidores

setembro 30, 2014

.PREFÁCIO e INTRODUÇÃO são a mesma coisa?


Este foi o assunto abordado numa das respostas dadas no Ciberdúvidas esta semana. Embora os dicionários apresentem as duas palavras como sinónimas, podemos dizer que, tecnicamente, o prefácio é equivalente à introdução e vice-versa?

O quadro seguinte mostra que não é assim tão simples…
PREFÁCIO
É um «texto preliminar de apresentação, geralmente breve, escrito pelo autor ou por outrem, colocado no começo do livro, com explicações sobre seu conteúdo, objetivos ou sobre a pessoa do autor» (Dicionário Houaiss, Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001).
INTRODUÇÃO
A introdução, que surge depois do prefácio, mais do que servir «de abertura para uma tese/livro» (idem), é todo «o texto que apresenta as primeiras ideias ou argumentos sobre a matéria que há-de ser desenvolvida num texto mais amplo» (E-Dicionário de Termos Literários, em linha). Esta contém, ainda, o assunto geral ou o tema a tratar, a contextualização do texto, «os principais fundamentos ou argumentos e, em certos casos, uma apresentação da(s) personalidade(s) literária(s) do(s) autor(es)» (idem).
Fonte: Resposta dada no Ciberdúvidas ontem (29-09-14).

Abraço.
AP
Imagem encontrada AQUI.

1 comentário: