Seguidores

novembro 28, 2014

.De onde vem a palavra SÁBADO?

 

Não são unânimes as opiniões em relação à origem da palavra sábado. Embora haja quem situe essa origem no árabe, o mais provável é os dias da semana terem origem no sistema judaico-cristão, como defende o Ciberdúvidas.
A nossa palavra sábado tem origem remota no hebreu «sahabbat» (repouso, descanso), que entrou em português pelo latim «sabbatu(m)».
O primeiro sábado era o nosso actual domingo. O segundo sábado era a nossa actual segunda-feira, e assim até sexta-feira. O nosso actual sábado era apenas «sahabbat» no hebreu («sabbatum» em latim).
Note-se que, tanto «sahabbat» (hebreu) como «feria» (latim) significam descanso. Parece, pois, muito mais lógico haver influência hebraica do que moura. Note-se que os mouros habitaram principalmente o Sul (lembremo-nos do bairro da Mouraria em Lisboa); e não o Norte, onde nasceu Portugal. Lembremo-nos de que, mais ainda para o Norte, na Galiza, há as designações de «carta feira», «quinta feira» e «sesta feira» ao lado de mercoles, xoves e vernes.
Parece mais lógico os nomes dos nossos dias da semana terem origem no sistema judaico-cristão do que no árabe.
Fonte: Ciberdúvidas.

Que o dia de amanhã seja um ótimo sábado para todos!
AP
Imagem encontrada AQUI.

1 comentário:

  1. Olha.. muito interessante. Em minha religião, guardamos o Sábado, sou Adventista do sétimo dia, mas eu não sabia da origem do dia, com tantos detalhes. Gostei!

    ResponderEliminar