Seguidores

junho 15, 2015

Afinal, o rei vai NU ou... NÚ?

Ontem, na TVI, os turistas estavam "NÚS"...

Vejamos o que diz a BASE X do Novo Acordo Ortográfico, que não altera o que está estabelecido no FO43 (Brasil) e no AO45 (Portugal), sobre a acentuação da vogal u das palavras oxítonas (agudas):
A vogal tónica u das palavras oxítonas (agudas) leva acento agudo quando antecedida de uma vogal com que não forma ditongo e desde de que não constitua sílaba com a eventual consoante seguinte, excetuando o caso de s. Por isso, colocamos acento em baú, mas não em Raul (o u constitui sílaba com o l).

RESPOSTA:
Definitivamente, o rei vai nu!
 
Nota: A TVI (canal de televisão português) vai ter de tirar a parra (perdão, o acento) para que os turistas fiquem como Adão e Eva no paraíso: NUS! A dúvida que fica é se "o rei vai nu" para os responsáveis pela língua portuguesa da estação...

DICAS:
Aqui ficam as dicas (que sempre dei aos meus alunos) que poderão ajudá-lo(a) a não ter dúvidas na acentuação das palavras terminadas em u:
1. Nas palavras oxítonas terminadas em u, com uma única sílaba, nunca há acento: cu, fu (interjeição que exprime enfado, nojo, com origem no latim phu), pu (sinónimo de “pum”), tu e… nu!
2. Nas palavras oxítonas terminadas em u, com duas ou mais sílabas, em geral também não há acento. A exceção dá-se quando antes vem uma vogal com que o u não forma ditongo.
É o caso de baú. No entanto, escrevemos canguru, peru, caju, menu, urubu, tatu.
3. Em caso de dúvida, não coloque acento em nenhuma palavra terminada em u. Terá grandes probabilidades de acertar, pois só me ocorrem três casos em que há acento: baú, Esaú (personagem bíblica) e Anhagabaú (topónimo da região de S. Paulo, no Brasil).

Abraço e boa semana!
ProfAP

Sem comentários:

Enviar um comentário