Seguidores

agosto 19, 2015

Qual a origem da expressão "CARAPAU DE CORRIDA"?

Lindos! Comprados esta manhã no mercado de Setúbal…

A. ORIGEM:
1. Numa resposta do CIBERDÚVIDAS, podemos ler:
não acho referência à origem da expressão. Sobre a matéria factual, parece-me mesmo improvável que se saiba algo de concreto, embora se possam calcular as circunstâncias gerais do seu aparecimento. Uma explicação plausível é a de os carapaus, por rápidos que sejam, acabarem apanhados nas redes de pesca; de igual modo, os gabarolas são metaforicamente "apanhados", isto é, desmascarados.
2. Já o blogue ETIMOTECA.BLOGSPOT.PT avança uma possibilidade mais ou menos generalizada:
Esta curiosa expressão poderá ter origem no facto de que nas lotas o peixe é vendido em leilões invertidos, ou seja começa-se por anunciar o preço mais alto e este vai decrescendo até que um comprador o arremate.
O peixe mais caro, e portanto o melhor peixe, é vendido em primeiro. Para o fim ficam os peixes de menor qualidade.
As peixeiras que compravam esse peixe de fim da lota, e portanto a um preço mais barato, iam a correr até à vila, tentando chegar ao mesmo tempo que as primeiras peixeiras que já lá tinham chegado com o peixe mais caro e de melhor qualidade que tinha sido vendido na lota em primeiro lugar.
As últimas peixeiras chegadas tentavam então enganar os clientes vendendo o seu peixe ao mesmo preço que as restantes. Nem sempre os fregueses se deixavam enganar e percebiam que aquele carapau era "carapau de corrida", de menor qualidade e trazido até à vila literalmente a correr.

B. SENTIDO:
«Carapau de corrida» é uma expressão usada para descrever uma pessoa convencida, alguém que se julga mais esperto do que os outros. Usa-se normalmente com o verbo armar: «Armar-se em carapau de corrida.»
«Armar-se em carapau de corrida» significa, precisamente, tentar impressionar os outros com manifestações pueris de exibicionismo fácil, e tem como expressões equivalentes, entre outras, «armar-se aos cágados» e «armar-se ao pingarelho». (CIBERDÚVIDAS)

Abraço.
ProfAP

1 comentário:

  1. É parecido com "achas-te a última bolacha do pacote!" :D

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar