Seguidores

agosto 27, 2015

Verbos defetivos (2): Eu amanheço? Eu anoiteço?


No artigo de ontem, trouxe-vos a definição de verbos defetivos. Na lista de exemplos, estavam os verbos AMANHECER e ANOITECER.
Qualquer dicionário de verbos nos mostra que estes verbos só são conjugados  na 3ª pessoa: amanhece, anoiteceu, amanhecia, anoitecera, etc.
No entanto, a linguagem poética-literária rege-se pela norma da liberdade criativa onde nada é impossível. Aí, o “eu” pode amanhecer e o “tu” pode anoitecer…
Aqui fica a sugestão que o leitor Paulo Gurgel deixou na caixa de comentários: um belíssimo texto (“Pensando em ti”) interpretado, em 1957, pelo cantor brasileiro Nelson Gonçalves. Eis como “amanhecer” e “anoitecer” ganham vida na primeira pessoa:
Eu amanheço pensando em ti,
  Eu anoiteço pensando em ti,
  Eu não te esqueço

Abraço cheio de amanheceres!

ProfAP

1 comentário:

  1. António Pereira, que reside em Brejos de Azeitão, a 30 km de Lisboa, partilha da paixão pela nossa língua com todos os que passam por seu blogue Língua Portuguesa: perguntas e respostas!
    In: http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/09/verbos-defetivos.html

    ResponderEliminar