Seguidores

setembro 19, 2015

Verbos difíceis de conjugar (7): CABER


Mais um verbo que pode ser um problema para os falantes mais distraídos. Irregular, imprevisível, traiçoeiro: eis o verbo caber!

Verbo CABER: tempos/modos/pessoas a ter debaixo de olho!
Presente do indicativo
Eu caibo
Tu cabes
Ele(s) cabe(m)
Nós cabemos
Vós cabeis
Pretérito perfeito do indicativo
Eu coube
Tu coubeste
Ele(s) coube(ram)
Nós coubemos
Vós coubestes
Pretérito
mais-que-perfeito do indicativo
Eu coubera
Tu couberas
Ele(s) coubera(m)
Nós coubéramos
Vós coubéreis
Presente do conjuntivo
(subjuntivo no Brasil)
Que eu caiba
         tu caibas
         ele(s) caiba(m)
         nós caibamos
         vós caibais
Futuro do conjuntivo

Se eu couber
     tu couberes
     ele(s) couber(em)
     nós coubermos
     vós couberdes
Pretérito imperfeito do conjuntivo
Se eu coubesse
     tu coubesses
     ele(s) coubesse(m)
     nós coubéssemos
     vós coubésseis
Imperativo
cabe (tu)/não caibas
caiba (ele)/não caiba
caibamos (nós)/ não caibamos
cabei (vós)/ não caibais
caibam (eles)/não caibam

Abraço!

ProfAP

Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário