Seguidores

outubro 22, 2015

Qual a origem da palavra DITONGO?


Quando escrevemos ditongo, nem suspeitamos que há na origem uma grafia bem complicada e estranha para os nossos olhos:
            Vem do grego díphthoggos («que tem dois sons»), pelo latim diphthongu.

Até ao início do século XX vigorou a grafia diphthongo (a par de pharmacia, sciencia, filosofia, egypcio, Septembro, etc.). A ortografia então em vigor era difícil (muito semelhante à língua francesa atual: diphtongu, pharmacie, science, philosophie, égyptien, septembre) e um verdadeiro quebra-cabeças para os professores que a ensinavam aos seus alunos.
Veja-se, a título de exemplo, este extrato de uma obra de 1830:
O Trema, ou Dierese (..) são dois pontos, postos horizontalmente sobre a prepositiva das duas vogaes, que costumão fazer Diphthongo”.
Grammatica philosophica da lingua portugueza, de Jeronymo Soares Barboza.

Com o Formulário Ortográfico de 1911 (aplicado de forma permanente no Brasil apenas em 1931), deu-se um verdadeiro terramoto na ortografia da língua portuguesa, alterando-se cerca de 10% das palavras.
Com a queda da generalidade das consoantes mudas (exceto as letras c e p eliminadas recentemente com o AO90), nasce a grafia atual: ditongo.

Nota: A reforma ortográfica de 1911 não foi pacífica e teve oposição de vários intelectuais. Destaque-se a posição de Fernando Pessoa que se recusou a aplicar as alterações e escreveu na altura a conhecida frase “A minha pátria é a língua portuguesa” num texto anti-FO1911.

Abraço.
ProfAP
Palavra encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário