Seguidores

janeiro 01, 2016

Pérolas de chuva para o novo ano...

Pérolas de chuva colhidas há pouco na horta…

Esta capacidade de nos determos perante o que nos rodeia com um olhar positivo e de nos comover-nos com “coisas de nada” é a melhor mensagem que vos posso deixar neste primeiro dia de um ano novo…

O Poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: "É preciso saber olhar..." E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos... E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...
E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso... E acha que tudo é importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes...E escreveu uns versos que começam desta maneira "O segredo é amar...".
in Diário, de Sebastião da Gama

Sebastião da Gama (1924-1952), nascido no local onde resido (Azeitão), apesar de ter vivido apenas 27 anos, é um poeta de referência na literatura portuguesa. Das nove obras publicadas (algumas a título póstumo), a minha preferida é “Pelo Sonho é Que Vamos” e “Diário”, onde Sebastião da Gama nos apresenta, de forma detalhada, o seu estágio de professor de Português durante o ano de 1949, revelando-se um pedagogo profundamente humano e empenhado em comunicar com os seus alunos, sobretudo os mais problemáticos e indisciplinados. Li a obra, em 1984, durante o meu estágio também como professor de Português. Foi a influência mais marcante na minha carreira de professor.
Ramiro Marques: “A recusa da pedagogia tradicional é fruto, parece-me, mais de uma reflexão diária sobre a prática (a existência do Diário é prova disso) que do conhecimento estruturado das modernas correntes pedagógicas. A pedagogia em Gama toma forma com a experiência, o repensar dos êxitos e dos fracassos e subordina-se fundamentalmente à procura da felicidade. (…) O grande objectivo da educação é a felicidade. (…) Mas Gama, ao procurar a felicidade para os outros, não faz mais do que procurar a sua. (…) Todas as estratégias seguidas e meticulosamente registadas no Diário se subordinam a este objectivo. E, convenhamos, é nas estratégias utilizadas que reside muito da modernidade de Sebastião da Gama.” (in Modelos de ensino para a Escola Básica. Lisboa: Livros Horizonte, 1985).
1. É fácil encontrar na Internet poemas de Sebastião da Gama. Sobre “Diário”, sugiro: http://nestahora.blogspot.pt/2008/01/o-dirio-de-sebastio-da-gama-tem-59-anos.html
2. Existe um Azeitão, desde 1999, o Museu Sebastião da Gama que merece uma visita para ter acesso ao espólio bibliográfico e de objetos pessoais do poeta.

Abraço.
ProfAP
P.s.: Só não digo que todos os professores e educadores deviam ser obrigados a ler o “Diário” porque não sou fã de leituras obrigatórias…

Sem comentários:

Enviar um comentário