Seguidores

março 17, 2016

Diz-se "Gulbênkian" ou "Gulbenkiã"?


Os caminhos trilhados para dar uma resposta à questão de hoje quase provocavam incidente diplomático devido à ignorância aqui do “artista”…
Em relação a palavras de outras línguas integradas em textos em português, segundo o Ciberdúvidas, “devemos respeitar a grafia dos estrangeirismos, bem como a sua pronúncia.
Partindo desta regra simples, levanta-se o problema de identificar a origem da palavra estrangeira e saber como ela é pronunciada nessa língua. Embora estejam já disponíveis online instrumentos de consulta que nos dão a transcrição fonética, desgraçadamente não incluem topónimos (nomes de lugares) nem antropónimos (nomes próprios de pessoas).
E chegamos ao tal incidente... Como tinha a informação de que Calouste Gulbenkian nasceu na Turquia, tive a infeliz ideia de telefonar para a respetiva embaixada para confirmar como se pronunciava o nome. Mal fiz a pergunta, tive uma reação vigorosa da interlocutora: “Telefonar para a embaixada da Turquia a fazer essa pergunta é uma grave gafe diplomática!” Quando argumentei que o senhor tinha nascido na Turquia, mais uma resposta num tom indignado: “Esse senhor é arménio. Repito: a sua pergunta é uma grave gafe diplomática!” Justifiquei-me como pude, dizendo que a minha pergunta não tinha como objetivo ofender fosse quem fosse. Acrescentei que não era necessário aquele tom e que poderia ter havido um pouco mais de simpatia na resposta. Aí, foi-me dito que, dadas as circunstâncias, a resposta teve toda a simpatia possível.
Logo após a conversa telefónica, apesar de abalado, lembrei-me de ter visto há alguns anos um documentário sobre as relações tensas entre a Turquia e a Arménia (e entre a Arménia e o Azerbaijão), devido a acontecimentos durante e após a primeira guerra mundial. O facto de desconhecer que Calouste Gulbenkian era arménio (naturalizado britânico em 1902) foi-me “fatal”…
Depois de recuperar o ânimo, parti para mais um telefonema, desta vez para o consulado da Arménia em Lisboa. Para já, não há nada para vos contar, pois em todas as tentativas obtive como resposta uma mensagem a dizer que o número não estava contactável.
Com uma pesquisa online mais aprofundada, lá consegui uma resposta que me parece fidedigna. Diz José Mário Costa (jornalista e cofundador, com João Carreira Bom, e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa): “tão asneirenta como a moda que pegou do Gulbênkian, em vez de Gulbenkiã, como o próprio Gulbenkian pronunciava."

RESPOSTA:

Gulbenkian pronuncia-se Gulbenkiã (palavra oxítona).

NOTA: Logo que consiga entrar em contacto com o consulado arménio, partilharei o resultado da conversa.

Abraço.

ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário