Seguidores

outubro 16, 2016

Félix pronuncia-se "Féliks" ou "Félis"?


À primeira vista, não teríamos dúvidas em optar por “Féliks”, uma vez que é essa a pronúncia do x final em palavras como ónix, tórax, clímax, córtex ou Ajax.
No entanto, olhando para cóccis (com a pronúncia “cóccis”), as certezas estremecem e a dúvida, insidiosa, instala-se…
Entrem comigo no submarino do Ciberdúvidas e viajemos, quase 10 séculos, até às profundezas da língua portuguesa. Já a seguir, conto-vos tudo, tintim por tintim.
A regra geral é que as palavras portuguesas terminadas em x conservem a pronúncia latina “ks” (como nos exemplos que vimos no parágrafo inicial), por terem vindo diretamente do latim (sem um processo evolutivo) e terem entrado no português no século XVI e seguintes.
cóccis e cálix (grafia antiga), com as pronúncias “cóccis” e “cális”, entraram na língua portuguesa antes do século XVI, havendo registos escritos, no século XIII, com a terminação s.
E Félix?, perguntará o leitor já “empulgado”.
Félix entrou no português ainda na fase de formação da língua e há registos, no século XI. com a grafia Felici e Felice, com a pronuncia “Félis”, que se manteve mesmo quando se reintroduziu a grafia Félix.


RESPOSTA:
Como costuma dizer, e com razão, Bagão Félix:
Félix deve pronunciar-se “Félis”!
Obs.: De uma forma simplista, podemos dizer que Félix tem uma grafia clássica e uma pronúncia popular.
Fonte: Ciberdúvidas (citando Regina Rocha).

Notas:
1. Félix significa “feliz, sortudo” e o adjetivo feliz vem do latim felice.
2. Formado a partir do latim Felix, temos, com o mesmo sentido, Felício e também Feliciano (que entra no português apenas no século XVII).

Abraço, em especial para quem tem Félix, Felício ou Feliciano no nome.

ProfAP
Imagem de Bagão Félix encontrada AQUI.

1 comentário:

  1. nao faz sentido a comparação com a palavra cóccis. se temos outros termos como referiu tais como ónix, tórax, clímax, córtex, ou ainda fénix, porque é diferente com félix?

    ResponderEliminar